A Operação Rondon possibilita que o aluno tenha contato com diferentes realidades, o que contribui para sua formação humana e futura formação profissional. Os acadêmicos realizam ações de promoção da saúde, cidadania, educação e cultura em espaços comunitários e instituições de ensino do município. Esta ação é um Projeto de Extensão da UEPG e envolve a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR) - Câmpus de Cornélio Procópio, Campo Mourão, Londrina e Ponta Grossa, UEN, Unioeste, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), Universidade Positivo (UP), Faculdade Paranaense (Fapar) e União dos Escoteiros do Brasil (UEB). A operação conta com apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETI), recursos do Fundo Paraná, Sanepar e suporte das prefeituras municipais.
Entre oficinas e palestras, os alunos estão desenvolvendo uma série de atividades que buscam, por meio do protagonismo dos acadêmicos, a multiplicação do conhecimento, resgate da identidade do município e capacitação dos moradores em diversas áreas. Os rondonistas têm colocado em prática os saberes adquiridos na graduação, na intenção de integrar a sociedade, a partir da promoção social.
Aconteceu do dia 23 julho ao dia 05 de agosto em dez cidades do norte pioneiro paranaense: Wenceslau Braz, Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro.